Psiquiatria da Infância e Adolescência

A Psiquiatria Infantil é a especialidade da Medicina que estuda e trata os transtornos psíquicos da infância e da adolescência.

Em crianças menores de seis anos, comportamentos disfuncionais podem se apresentar através de atraso no desenvolvimento da comunicação, dificuldades alimentares, inquietação, insônia persistente, pesadelos, medos, ansiedade e comportamentos inadequados.

Entre sete e doze anos, as dificuldades escolares, o comportamento opositivo, a agressão e a hiperatividade são os sinais mais frequentes de que a criança está apresentando dificuldades em seu desenvolvimento e crescimento.

Os adolescentes não costumam compartilhar seus sentimentos com adultos. É importante que os pais estejam atentos aos sinais de sofrimento como alterações bruscas de humor, isolamento do grupo, auto-agressão, depressão, queixas somáticas, atos ilegais e comportamentos sexuais não adequados para a idade.

É atribuição do psiquiatra da infância realizar o diagnóstico e o tratamento dos transtornos psíquicos da infância e adolescência. O tratamento pode ou não contemplar o uso de medicamentos, caso a caso. Fundamental é promover a inclusão, a qualidade de vida e a prevenção de outras patologias.