Enfrentar dificuldades e problemas faz parte do nosso cotidiano e costumamos encarar com relativa naturalidade as adversidades impostas pela vida. Mas, para a pessoa que sofre com depressão, estes problemas tomam proporções excessivas e quando não tratadas corretamente, podem levar até mesmo a morte.

Na depressão a pessoa pode sofrer com desinteresse por amigos, familiares e atividades das quais gostava; sensação de esgotamento físico e mental frequente, perda de sentido na vida e nas atividades cotidianas e, o sintoma mais relatado, é a tristeza. Porém, esta tristeza é diferente, pois o simples fato de senti-la provoca sentimentos de desamparo, desesperança e interfere na capacidade de realizar atividades simples, como se alimentar, estudar, trabalhar e dormir.

Os sintomas podem variar conforme as causas, que são diversas, e desta forma, também não há um tratamento padrão a ser adotado. O importante é, ao se identificar algum dos sinais, buscar ajuda profissional e iniciar o tratamento o mais rápido possível, para evitar que o quadro se agrave.