Hipodoncria

Hipocondria_clinica_vinculo

 

Você conhece alguém que sempre diz que está doente, mesmo que os sintomas não existam?

Normalmente pessoas assim se identificam com sintomas descritos por outras pessoas e dizem ter a doença descrita. Esses são sintomas de hipocondria, um transtorno somatoforme, que são doenças mentais que causam sintomas corporais, incluindo a dor. O corpo de quem tem problemas como esse expressa um conflito da mente por meio de sinais e sintomas que muitas vezes não apresentam correlações reais. 
Como a maioria dos distúrbios psiquiátricos, é difícil apontar apenas uma causa. Pode haver uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo uma história individual ou familiar de doenças graves ou pais abusivos e negligentes. Ter outras pessoas hipocondríacas na família já aumenta a chance do diagnóstico.
A psiquiatria ajuda o paciente a recompor os outros aspectos de sua vida, estimulando-o a se envolver mais no trabalho e buscar atividades e relacionamentos prazerosos, e também a aprender a interpretar os sintomas com menos preocupação, sabendo lidar com esse sentimento. Quando necessário há ajuda farmacoterápica, com antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou tricíclicos, reduzindo a sensação de ansiedade. Em casos assim, procure ajuda médica.